quarta-feira, 2 de julho de 2014

PRÍNCIPE PODEROSO




















Mais que um "Príncipe Poderoso, Salomão foi um "Rei Sábio",
tão sábio que escreveu transcendentes formas de sua vida. 
nestas obras, ainda hoje, se nota com clareza tamanha inspiração divina.
Em Provérbios, este sábio dotado da luz, coletou e escreveu a maior parte
do livro. Capítulos finais, salve à Agur e Lemuel. Alguns Salmos e Cânticos
dos cânticos - em sua celebração ao amor sexual no contexto do casamento.
Assim, como Cristo e seu relacionamento amoroso entre a igreja; Deus
com seu povo, no contexto simbólico.

Porém, duas forças negativas nunca fazem uma coisa certa. 
A bela Bate-Seba e a Rainha de Sabá. Da sabedoria à tolice.
Da luz à treva, Salomão, jogastes o que teu pai Davi lutou
tanto para construir no fogo da luxúria. No inferno.
É tão contraditório dizer e não agir em seus próprios princípios.
Não. Eu não estou no propósito de julgar. Quem sou eu?!

Diante das escrituras em provérbios se lê:
"Quanto mais você é corrigido, mais você aprende;
somente as pessoas tolas pensam que são perfeitas"

Tolo eu fui. Assim, como acreditava ser sábio, porém estava cego e 
oprimia minha alma. A sabedoria é uma metamorfose, quando está apta
as mudanças, têm mente aberta e apaixonadamente se exalta com novas idéias.
Quem ama o próximo, o compreende em sua essência e o enxerga com a alma;
o coração é imenso e está sempre de portas abertas, humildemente exalta o 
poder da paz.

Não sou um "Príncipe Poderoso" como meu segundo nome sugere em sua 
origem: Teutônio. Também não conquistei nem construí nada que se compare
aos feitos de Davi e seu filho Salõmao. Mas, deixei de ser tolo. Aprendi a ter
serenidade, a coragem para seguir, pois hoje enxergo uma trilha, a minha
leva, uma conduta livre e disciplinada, sem abnegar a loucura do artista.
Aprendi a usar a sabedoria para distinguir a luz das trevas.

Então, muito devo a Davi, pela sua rebeldia e perseverança, fé e sabedoria.
Pelos cânticos dos salmos. Palavras belas que fazem eu ouvir o som da lira
em verdes campos vastos a céu nu. Agradeço a Salomão, pelos provérbios 
coletados, os de autoria própria, por ser filho de Davi e por ter errado e não 
reconhecer como o fez teu pai.

(02/07/14)

Imagem: Mosteiro de El Escorial, Davi e Salomão, Patio de los Reyes, Madrid.


Nenhum comentário:

Postar um comentário